No dia 28 de setembro, o Movimento Saúde Mental (MSM) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Comunitário do Bom Jardim promoveram juntos o primeiro dia do “Movimento Amarelo”.

Com o tema “A vida acontece agora!”, serão realizados mais dois dias de atividades, nos dias 29 e 30 de setembro.

Na Palhoça Terapêutica, pessoas beneficiadas com as práticas de cuidado e profissionais de saúde compartilharam experiências através de depoimentos e manifestações artísticas.

Dentre as atividades, foram  realizados: roda de reflexão e conversa sobre saúde mental, declamação de poesia pela poetisa Rita Carvalho e a leitura do Manifesto pela Vida, escrito por Argentina Castro.

Neste primeiro dia, também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da prefeitura de Fortaleza, dentre eles: Arildo Lima, gerente da Célula de Saúde Mental da SMS, e Josy Sampaio, assessora técnica da Célula de Saúde Mental da SMS.

O gerente chamou atenção para o evento como resultado da cogestão do CAPS pelo Movimento Saúde Mental.

Arildo diz: “Eu queria que meus CAPS fossem todos assim: cogeridos. Mas é um privilégio exclusivo do CAPS do Bom Jardim, que faz essa cogestão de forma brilhante”.

Esta foi a primeira visita presencial de Josy Sampaio aos espaços do MSM. Após a visita, ela ressalta: “se toda unidade de saúde de Fortaleza tivesse uma Palhoça dessa, a gente conseguiria fazer um mundo brilhar bem mais”. 

A assessora complementa ainda que a Palhoça do Movimento é um espaço de fala, escuta, brincar, sonhar, trabalhar, “é um espaço para tudo”. 

 

A cogestão

Desde o ano de 2005, o MSM desenvolve a cogestão do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Comunitário do Bom Jardim, instalado em um prédio da instituição. 

E desde 2011, realiza, também, a cogestão da Residência Terapêutica da Regional V, além do conjunto de socioterapias e cuidados complementares oferecidos aos usuários da Saúde Mental na região.

Os dois serviços de congestão são integrados à Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), a tecnologia socioterapêutica do MSM.

A ASC reúne acolhimento, escuta e cuidados com técnicas terapêuticas individuais e grupais denominadas práticas integrativas complementares.

 

Redação: Rayssa da Costa. Fotos: Yago Medina.