Há cinco meses, crianças e adolescentes da região do Grande Bom Jardim vivem uma experiência diferente. Com aulas de Jiu Jitsu semanais, garotos e garotas com idade entre seis e quinze anos, exercitam corpo e mente por meio dessa arte marcial. As aulas acontecem às quintas-feiras, das 13h às 14h30min, na telhoça do Siqueira, espaço do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC). O responsável pelo projeto é o mestre Sidney Studart, que executa o trabalho de forma voluntária.

Membro da equipe de Jiu Jitsu Nova União, mestre Sidney já reúne cerca de 40 alunos. “O interesse de servir nesse projeto social com aulas de Jiu Jitsu é exatamente para modificar o pensamento das crianças, fortificar a parte de comportamento, a parte da postura, de como se expressar, de como falar, como trabalhar a não violência”, comenta o mestre.

“Eu ganho dez vezes mais do que eles. Brinco, dizendo que eu sou muito mais favorecido do que eles. Saio de lá dez vezes mais feliz do que eu estava um dia antes, super leve, super disposto. É um trabalho que eu pretendo nunca mais deixar. Fica aquele sentimento de amor, de cuidado, de respeito, de dedicação”, enfatiza Sidney.

A origem do Jiu Jitsu é secular, como sucede com quase todas as artes marciais ancestrais, não pode ser apontada com precisão. Estilos de luta parecidos foram verificados em diversos povos, da Índia à China, nos séculos III e VIII. O que se sabe é que seu ambiente de desenvolvimento e refinamento foram as escolas de samurais, a casta guerreira do Japão feudal.

Serviço

Aulas gratuitas de Jiu Jitsu para crianças e adolescentes com o mestre Sidney Studart.
Quintas-feiras, de 13h às 14h30min.
Telhoça do Siqueira, Rua Jari, 122.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.