No dia 18 de abril o Dr. Diego Gonzalez, da Organização Pan Americana da Saúde (Opas) visitou o Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) e o Espaço Cultural Bom Jardim, em Fortaleza/CE. A visita da Opas faz parte do acompanhamento do marco do projeto RVL, da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.

O Bom Jardim é um dos 18 bairros que compõem a Regional V, onde foi retomado o projeto Rostos, Vozes e Lugares, em Fortaleza. O bairro, conhecido como um dos mais violentos do município, conta com o desenvolvimento de vários projetos e iniciativas exitosas caracterizadas pela inovação, criatividade, inclusão e solidariedade, revelando a riqueza humana e cultural do lugar.

Em reunião com a equipe técnica do MSMC, Dr. Diego Gonzalez falou sobre a iniciativa RVL e a metodologia proposta pela Opas. Além disso, destacou a importância dos movimentos populares e da articulação destes com a gestão, para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio desde o âmbito local, colocando as pessoas no centro destes objetivos, especialmente as que se encontram nos território mais vulneráveis.

Após o esclarecimento de dúvidas da equipe técnica e a discussão sobre o desenvolvimento do projeto RVL em articulação com a gestão da regional, o presidente do MSMC, padre Rino Bonvini, falou sobre a história e origem do movimento: “Tudo começou escutando as pessoas e criando espaços para transformar a dor em crescimento”. Em seguida sugeriu que o grupo assistisse dois vídeos, por meio dos quais foi possível conhecer um pouco mais das atividades e projetos que desenvolvem, dentre estes:

    • Terapia Comunitária;
    • Grupos de auto-estima;
    • Abordagem Sistêmica Comunitária (reconhecida como tecnologia social pelo Banco do Brasil);
    • Massagem Terapêutica;
    • Biodança;
    • Caps com gestão compartilhada entre o MSMC e a Secretaria Municipal de Saúde.

 

E ainda os projetos:
    • Sim à vida (arte e educação para alcançar as crianças antes das drogas);
    • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em parceria com a gestão;
    • Casa de Aprendizagem Ezequiel Ramin – profissionalização da comunidade
    • Casa AME Dom Franco Masserdotti – Arte Música e Espetáculo: cidadania, lazer e cultura (Ponto de Cultura);
    • Centro de Aprendizagem do Bom Jardim – auxiliar jovens para o desafio do vestibular.
Visita aos espaços do MSMC

Na visita da Opas, Gonzalez conheceu a Casa AME (ponto de cultura), prédio onde também se localiza o ponto de leitura e o projeto PETI. A horta comunitária, situada ao lado, utilizada para a Farmácia Viva e onde, também, são desenvolvidas atividades educativas e terapêuticas.

A casa AME foi potencializada com a conquista do ponto de cultura, contudo, a atividade já era desenvolvida com doações e o apoio de associações como a Amicci de Rino, formada por amigos do padre Rino, que vivem na Itália e que contribuem com o Movimento.

O Centro de Assistência Psicossocial (Caps) é integrado a Palhoça, outro espaço do Movimento destinado a desenvolver atividades coletivas com a comunidade.

A visita ao Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ), estrutura destinada ao desenvolvimento artístico e cultural, foi realizada em seguida. O CCBJ oferece atividades como oficinas de dança, pintura, música, produção de fantasias, de instrumentos musicais entre outras atividades e conta, ainda, com auditório, teatro, estúdio de música, sala de projeção e biblioteca. O espaço é aberto à participação da comunidade e à sugestões de programação, com o intuito de divulgar os artistas locais bem como promover a apresentação de artistas de outras regionais do município.

Durante a visita da Opas não foi difícil perceber a sintonia das experiências com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a importância de se estabelecer esta conexão de forma mais sistemática, para maior visibilidade e partilha com outras comunidades, municípios e países.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.