A Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) foi contratada para o coffee break do VII ENEAC – Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e VIII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. Os eventos aconteceram em maio, na Universidade Federal do Ceará (UFC).

O café da manhã e os lanches da tarde dos dois eventos, realizados no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC, estão sendo fornecidos e acompanhados MSMC.

Essa prestação de serviço contribui para a sustentabilidade das ações socioterapêuticas do Movimento e envolve uma empreendedora da comunidade, formada pela Escola de Gastronomia.

O encontro e o seminário são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design. O evento envolve 150 pessoas de todo Brasil, de quarta-feira até hoje (4 de maio).

“Escolhemos para fazer o diferencial, uma vez que trabalhamos pela cidadania, consideramos que esta equipe tem muita qualidade no serviço que oferece”, comentou a professora Zilsa Santiago, uma das articuladoras do evento.

Sobre a Escola de Gastronomia Autossustentável

A Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) é um espaço de formação construído e implementado pelo Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC). Desde sua inauguração, em dezembro de 2016, a Escola já formou 150 pessoas nos cursos de gastronomia da biodiversidade, chocolateria, gastronomia de rua, saladas e molhos, organização de eventos gastronômicos, oficinas de boleiras e curso de planejamento de cardápio.

A EGA foi implementada em parceria com o programa de Gastronomia Social da UFC, coordenado pela professora Eveline de Alencar, sendo qualificada como projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A escola integra a tecnologia social de múltiplo impacto denominada Abordagem Sistêmica Comunitária, desenvolvida pelo MSMC com a finalidade de facilitar o equilíbrio biopsicossocioespiritual das pessoas.

A escola oferta oficinas e cursos temáticos de gastronomia para as comunidades do Grande Bom Jardim. A formação conta a participação de graduandos do Curso de Gastronomia da UFC, com atividades supervisionadas pela professora Eveline Costa, coordenadora do Programa de Gastronomia Social da UFC.

A profissionalização em gastronomia também fortalece a empregabilidade, um dos determinantes sociais da saúde, atendendo a dimensão inclusiva da Abordagem Sistêmica Comunitária, que contribui para a superação da pobreza no território do Bom Jardim.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.