Nesse sábado, 10 de dezembro de 2016, o Movimento Saúde Mental Comunitária fez a inauguração da Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA). Na ocasião, um grupo que participou do curso de Gastronomia da Biodiversidade recebeu os certificados. A EGA é uma parceria do MSMC com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

O padre Rino Bonvini, presidente do MSMC, recordou que em 1996, quando surgiu o Movimento, já havia a preocupação em inserir as pessoas no mercado de trabalho.

“A gente começou escutando as pessoas e tentando transformar a dor e o sofrimento psíquico em algo novo. Algo que pudesse transformar a vida numa perspectiva de uma evolução, de uma transformação, da conquista dos direitos, da cidadania, tentando oferecer um espaço onde a vida pode ser cuidada. Com ações terapêuticas de autoestima, de terapia comunitária e com o projeto de prevenção em 1998”.

Em seguida, Rino destaca o surgimento de ações profissionalizantes, como a Casa Ame, a instalação do Caps Comunitário e da Residência Terapêutica, com a Prefeitura de Fortaleza. Também a Horta Comunitária, agora integrada à Escola de Gastronomia Autossustentável.

“O alimento é algo profundamente importante para cada um de nós, e tem também o valor simbólico profundo da eucaristia, do convívio, do ágape”, comentou Bonvini ao se referi ao ato de partilhar a refeição praticado pelos primeiros cristãos.

“Não tinha nada, agora tem uma mesa cheia de alimentos no Bom Jardim, na periferia, onde existe o preconceito, o medo, a vontade de excluir, e quem não conhece acha que tudo no Bom Jardim não presta. Mas nós estamos aqui para dizer que Bom Jardim é um espaço que, se cuidado com carinho, com amor, com atenção pode dar frutos, dar flores, dar árvores, dar alimento, e esse alimento pode ser partilhado com os irmãos dessa cidade, do país e até fora do Brasil”, comentou o padre referindo-se aos alimentos produzidos pelos alunos do curso.

Parceiros participam da inauguração da EGA

O professor Eduardo Girão, representando a Pró-Reitoria de Extensão da UFC, comentou que a UFC é um poço de possibilidades. “A gente faz pequenas pontes que unem objetivos. O Movimento está favorecendo novas possibilidades de inserção com apoio da UFC. Isso é possível, funciona e traz um resultado enorme para a sociedade!”, comenta o professor.

Durante a inauguração da escola, o diretor do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), Sandro Gouveia, agradeceu a parceria com o MSMC e disse que para além da gastronomia a Universidade dispõe de várias outras possibilidades de parceria. “A gente vai ter uma efervescência com essas atividades, temos também o cinema que vai poder registrar e trabalhar os processos criativos aqui da comunidade. Temos um projeto grande no ICA, com adolescentes, e certamente o Movimento será um parceiro nesse projeto”, ressalta Gouveia.

“O curso de gastronomia foi além de uma culinária. A gente está resgatando as nossas raízes, o que a gente comia quando criança e hoje já não se fala mais, não se usa mais. Eu aprendi como manipular os alimentos, usando os insumos para descobrir a origem deles e fazer uma receita maravilhosa”, comenta Irislane Almeida, recém-formada.

A nova cozinheira Regina Alves disse que “a escola representa um grande acontecimento no Bom Jardim”. E explica que “lá fora o Bom Jardim é muito mal visto e essa biodiversidade que veio pra cá foi uma biodiversidade de realidades, de sociedade, porque trouxe uma cultura de fora para que a gente possa amadurecer e conhecer”. E concluiu: “Olha que um prato simples das nossas raízes como a tapioca, torna-se um prato belíssimo num grande evento desses”, referindo-se ao que foi produzido para a inauguração da escola.

A professora Eveline Alencar, coordenadora do Projeto Gastronomia Social da UFC, destacou a participação dos professores Robson, Rafael e outros docentes do curso da Gastronomia. Também disse que a escola está resgatando a biodiversidade nordestina, destacando frutos como pitanga, coco babão, macaúba, murici e pequi que são importantes insumos para a gastronomia da biodiversidade. Disse que é preciso preservar essa herança cultural para nossos filhos e netos.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.