No planejamento bienal, ficou definido que o foco temático das ações do Projeto Sim à Vida, em junho e julho, será a “cultura nordestina e autoestima”. As ações serão desenvolvidas a partir da tradição das festas juninas. As atividades programadas valorizam a cultura nordestina e sua importância para fortalecer o referencial identitário e de autoestima do cearense.

O foco do projeto é trabalhar com as crianças as lendas, crenças, musicalidade, coreografia e culinária de seus ancestrais a partir do recorte da região Nordeste.

O planejamento definiu a utilização da literatura, dança, culinária, cinema, teatro e brincadeiras, tudo com foco no regional. Para isso, haverá exibição de filmes, apresentações artísticas, quadrilha, contação de histórias, rodas de conversa, confecção de acessórios, dentre outras ações.

O Sim à Vida trata da prevenção às drogas e melhoramento do acesso ao serviço social de saúde, utilizando a metodologia da Abordagem Sistêmica Comunitária. Envolve crianças, adolescentes e familiares, em quatro núcleos nas cidades de Fortaleza e Maracanaú. Tem co-financiamento da CBM International e da União Europeia.

A equipe do Projeto Sim à Vida se reuniu durante a última sexta-feira (03.06), na Casa AME do Movimento de Saúde Mental Comunitária. Houve um momento de reflexão e de recordação que todos são corresponsáveis pela construção dos saberes da Abordagem Sistêmica Comunitária. Na abertura, foram reverenciados os sete chácaras, fontes de energia espalhadas pelo corpo humano.

O Projeto Sim à Vida acolhe crianças e adolescentes de famílias vulnerabilizadas pela extrema pobreza, realiza atividades socioterapêuticas, artísticas, musicais, teatrais, esportivas e inclusivas. O intuito é proporcionar a alegria de viver com otimismo e esperança no futuro.

Desenvolve uma consciência de cidadania corresponsável. Articula escolas e a rede de saúde e assistência social. As atividades fortalecem a autoestima e despertam o potencial criativo das crianças, ativando as múltiplas inteligências.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.