O presidente do Movimento Saúde Mental, padre Rino Bonvini, durante a cerimônia de recebimento da Comenda Chico Passeata de Mobilização Social, destacou que a Abordagem Sistêmica Comunitária, a tecnologia socioterapêutica do MSM, já é reconhecida internacionalmente.

A placa de agradecimento ao trabalho realizado pelo psiquiatra e missionário comboniano foi entregue no dia 21 de junho de 2022, na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

padre rino recebendo a comenda

Rino reforçou que a homenagem do Conselho Estadual de Saúde, através da Comenda, é também um reconhecimento ao Movimento Saúde Mental e à comunidade do Bom Jardim.

O Movimento Saúde Mental trabalha o alcance do equilíbrio biopsicossocioespiritual para a saúde integral. Para isso também são realizadas ações de enfrentamento a problemas sociais, além das terapias.

São oferecidas formação profissional, ações emergenciais de combate à fome, de prevenção às dependências, entre outras.

padre rino discursando

Dentre os assuntos abordados no discurso do padre Rino estava a etnopsiquiatria. Isso porque, na experiência praticada desde 1996 no Bom Jardim, é proposta a união entre os saberes acadêmicos, tradicionais e indígenas. 

Rino explica que essa união se dá principalmente com o povo Pitaguary, através do Pajé Barbosa. “A saúde mental indígena é uma provocação. É uma dimensão que precisa ser olhada com carinho e atenção porque é um mundo específico dentro da saúde mental”, defende.

Ele ainda completou: “Nós estamos vivenciando, como estava dizendo o querido Mário [Mamede], uma realidade politicamente inadequada, totalmente fora daquilo que é o nosso projeto de uma sociedade democrática, uma sociedade que é iluminada pelos valores cristãos da fraternidade, solidariedade e da generosidade. Não inventa que Jesus queria uma arma.”

Além de Rino Bonvini, o evento homenageou também outras nove personalidades que contribuem para a saúde e qualidade de vida dos cearenses. São elas: Adalberto de Paula Barreto, Aristides Parente da Ponte Filho, Carlos Eduardo da Gula Prado, Damião Ximenes Lopes, Isabel Maria Salustiana Arruda Pôrto, José Jackson Coelho Sampaio, José William Crispim Alves, Márcia Araújo Lustosa Cabral e Mário Mamede Filho.

Redação: Rayssa da Costa/ Elizeu Sousa 

Fotos: Yago Medina