(Padre Rino Bonvini acompanha solenidade para a construção da UBSI Pajé Barbosa / Foto: Neto Pitaguary)

Na manhã do dia 17/01/2024, o presidente do Movimento Saúde Mental (MSM), Padre Rino Bonvini, à convite da presidente do Conselho Local de Saúde Indígena Pitaguary e cacique, Madalena Pitaguary, participou da solenidade da assinatura da Ordem de Serviço para a construção da Unidade Básica de Saúde Indígena III, na aldeia Munguba, no município de Pacatuba, que receberá o nome de Unidade Básica de Saúde Indígena Pajé Barbosa.

A solenidade contou com presença de lideranças indígenas e parlamentares, além de equipes de saúde indígena que atuam no território do povo Pitaguary, de profissionais de saúde, de representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), da coordenação regional da Funai no Ceará, da Prefeitura Municipal de Pacatuba e da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepice).

(Lideranças indígenas e parlamentares se reúnem em solenidade para a assinatura da construção da UBSI Pajé Barbosa / Foto: Neto Pitaguary)

Padre Rino Bonvini, que foi acolhido por crianças com um belíssimo coral da música “Pitaguary é Terra de Coco”, cantada em Tupi, destacou a importância do canto na língua tradicional como base de sustentação e fortalecimento da cultura ancestral do povo Pitaguary. “A reafirmação cultural dessa parceria que, desde o ano de 2007, propicia esse contato, esse fortalecimento junto ao povo Pitaguary e ao Movimento Saúde Mental”, enfatiza.

O presidente do Movimento Saúde Mental também falou sobre a importância do pajé Barbosa no processo de visibilização das questões de saúde mental nos povos indígenas do Ceará, além de evidenciar seu relevante trabalho na luta para o desenvolvimento de ações que contribuam para o desenvolvimento de um bem-estar mental de qualidade, atendendo às demandas étnicas e culturais necessárias para que as pessoas consigam superar sofrimentos e processos de colonialidade internalizados.

A cacique Madalena exaltou a presença do Padre Rino Bonvini no evento. Para ela, o missionário comboniano coloca em prática os valores humanos. A presidente do Conselho Local de Saúde Indígena Pitaguary também revelou que, durante o seu momento mais difícil de dor psíquica e espiritual, “o Padre foi a pessoa que conseguiu mostrar a luz que existia no fim do túnel”.

Desde 2007, o Movimento Saúde Mental trabalha e acompanha o povo indígena Pitaguary no município de Pacatuba. Ao longo dos anos, a parceria vem se concretizando e fortalecendo as relações para a promoção da saúde e da cultura para o povo indígena Pitaguary da região.

por Elizeu Sousa e Gabriele Félix                       

Informações e fotos por Neto Pitaguary

 

SOBRE O MOVIMENTO SAÚDE MENTAL

 

O Movimento Saúde Mental (MSM) é uma organização da sociedade civil (OSC), criada em 1996, que utiliza a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) para o desenvolvimento de suas atividades. ASC é uma tecnologia socioterapêutica de múltiplo impacto que ajuda as pessoas a superar a Síndrome da Colonialidade Internalizada a partir do acolhimento do ser humano, da escuta e do cuidado, auxiliando a identificar as potencialidades do indivíduo, promovendo o fortalecimento da autoestima e das bases familiares e comunitárias. Envolve o ser humano como um todo, conectando-o com a comunidade, o meio ambiente e a dimensão transcendente, contribuindo para o enfrentamento das problemáticas existentes na comunidade.