Carmen Valle, assessora técnica em Saúde Mental da CBM International, do escritório de Hanói, Vietnã, inicia nesta segunda, 15/08/2016, visita de quatro dias ao Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), no Bom Jardim. A representante da CBM Vietnã vai conhecer as ações de prevenção às drogas e tecnologia socioterapêutica de múltiplo impacto desenvolvidas pelo MSMC.

Carmem está conhecendo pessoalmente os projetos em saúde mental desenvolvidos em parceria com a CBM na América Latina. No Brasil, a única parceria é com o MSMC, por meio do projeto Sim à Vida de prevenção às drogas que tem co-financiamento da CBM e União Europeia.

Carmen afirmou que “as áreas de atenção psicossocial estão muito bem”. Disse ainda que pode perceber o potencial do trabalho do MSMC ao conviver com as crianças e adolescentes do projeto Sim à Vida, de prevenção às drogas, apoiado pela CBM. Também destacou o estado de equilíbrio e o sentimento positivo dos jovens acolhidos pelo projeto Jovem Aprendiz do MSMC, que os prepara e os encaminha para o mercado de trabalho.

Ao conviver com pessoas com transtornos mentais na Residência Terapêutica, a representante da CBM Vietnã disse que “esse modelo de acolhimento de pessoas que estavam confinadas em hospitais psiquiátricos é o caminho mais apropriado para cuidar dessas pessoas, se não existe a possibilidade delas voltarem a viver em sua própria casa ou com sua própria família”. Disse ainda que esse modelo precisa ser compartilhado em outros países que ainda trabalham a psiquiatria tradicional.

Vivência com jovens aprendizes do Bom Jardim

O Movimento ofereceu à Carmen vivências que têm a espiritualidade como dimensão essencial para o desenvolvimento pessoal da saúde integral. O padre Rino Bonvini evidenciou esta dimensão e propôs que seja inserida nas sistematizações metodológicas preparadas pela CBM, dentre outros aspectos da Abordagem Sistêmica Comunitária apreciados por Carmen.

Entre os passos futuros está o desenvolvimento de diálogos da experiência exitosa do MSMC, que trabalha o equilíbrio biopsicossocioespiritual das pessoas, com ações desenvolvidas em outros países. Há também perspectivas de romper barreiras em países que ainda resistem em adotar modelos terapêuticos e preventivos que incluem, além do saber científico, conhecimentos da comunidade, respeitando e dialogando com suas tradições, na África e na Ásia.

Calendário de visitas e atividades
    • 15.08.2016 / Segunda-feira. Manhã (8h às 12h): reunião com equipe do MSMC (na sede). Tarde (14h às 16h30min): Prática Terapêutica (Palhoça Comunitária).
    • 16.08.2016 / Terça-feira. Manhã (8h às 11h): Visita aos núcleos Sim à Vida: Wopila (Maracanaú), Casa AME e Marrocos (Bom Jardim, Fortaleza). Tarde (13h30min às 14h30min): visita curso corte e costura (Igreja Católica Santo Amaro). 14h30min às 16h: Terapia Comunitária. 16h às 17h: Bambuterapeia e reflexologia (Palhoça Comunitária).
    • 17.08.2016 / Quarta-feira. Manhã (8h às 9h): Visita ao Projeto Jovem Aprendiz (Casa AME, Bom Jardim). 9h às 11h45min: Roda de conversa sobre Abordagem Sistêmica Comunitária com profissionais da Saúde Mental. Tarde (13h30 às 16h): Visita ao CAPS II Comunitário Bom Jardim; Residência Terapêutica; Núcleo Sim à Vida (Siqueira, Fortaleza). 16h30min às 17h: Reiki na Palhoça Comunitária.
Endereços:
    • Sede do MSMC – Rua Dr. Fernando Augusto, 985, Bom Jardim. Fortaleza, Ceará.
    • Palhoça Comunitária/ CAPS – Rua Dr. Fernando Augusto, 985, Bom Jardim. Fortaleza, Ceará.
    • Igreja Católica – Praça do Santo Amaro (Rua Maria Júlia Rocha) S/N.
    • Residência Terapêutica – Rua Mirtes Cordeiro, 1032, Bom Jardim, 3497.4885.
    • Sim à Vida – Horto – Maracanaú: R. Manoel Pereira, 4810. Horto/ Olho D’água.
    • Sim à Vida – Siqueira – Fortaleza: R. Jari, 137.
    • Sim à Vida – Marrocos – Regivaldo França, 120.
    • Casa AME – Bom Jardim. Rua Dr. Fernando Augusto, 980 (Sim à Vida).

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.