O mestrando em sociologia, da Universidade Federal do Ceará, Jamieson Simões, com pesquisa sobre infâncias e dinâmicas criminais, conversou, na manhã de hoje, com as crianças do Programa Sim à Vida, no Marrocos, Bom Jardim.

O pesquisador, que é morador do Grande Bom Jardim, acolheu convite da educadora social do Sim à Vida, Maury Martins. Em linguagem acessível às crianças, Simões descreveu as dificuldades enfrentadas por ele na adolescência, no Bom Jardim, e as estratégias individual, familiar e coletiva para superá-las.

Ele destacou uma narrativa de ‘sobre-vivência’. Separando as sílabas da palavra para dar ênfase à luta existencial nas comunidades empobrecidas da periferia da cidade.

Simões procurou estabelecer um paralelo entre as aproximações e os distanciamentos que marcaram sua existência com a experiência vivida pelas crianças e adolescentes acolhidas pelo programa Sim à Vida.

Para ele, “a participação e o acolhimento foram o ponto alto da vivência, com a partilha de dificuldades e experiências dos adolescentes na escola e na família”. E ainda as dificuldades com as situações de violência. Algumas descreveram situações de “bullying e racismo”.

O pesquisador destaca que “a criança é agenciada para interesses econômicos alheios à sua vontade e desejo. As aspirações infantis ainda giram em torno da brincadeira, das relações de ‘re-conhecimento’ de si e do outro, da fantasia e da criação.”

O diálogo desenvolvido junto às crianças atende à perspectiva da Abordagem Sistêmica Comunitária no que diz respeito a uma melhor compreensão da própria realidade e do fortalecimento da autoestima para superar as adversidades.