Voluntário

Quem observa dona Balbina enquanto orienta mulheres na oficina de ponto cruz, na Casa de Aprendizagem Ezequiel Ramin, percebe logo a serenidade e a simpatia, como algumas de suas características. Um sorriso ilumina sempre o seu ser, como um presente para quem a conhece. Maria Balbina do Carmo, do alto dos seus 77 anos, é dessas mulheres fortes nascidas no sertão cearense mais especificamente em Quixeramobim, no distrito de Santa Helena.

Mesmo após 38 anos em Fortaleza, conserva na alma o gosto pela vida em comunidade. É personagem histórica nas Comunidades Eclesiais de Base do Bom Jardim, onde acompanha o trabalho dos Missionários Combonianos desde que eles chegaram à região. Com autoridade de quem conhece bem o lugar, hoje mora no bairro São Vicente, numa casa de quintal acolhedor e sempre aberta aos visitantes, é testemunha das muitas transformações ocorridas no Grande Bom Jardim. “Fruto do trabalho da comunidade”, como faz questão de frisar.

Mãe de oito filhos, muitos são os netos também, dona Balbina sempre colaborou voluntariamente com o Movimento Bom Jardim. “Entrei aqui para aprender pintura e vagonite (um tipo de bordado em tecido), hoje sou facilitadora de vagonite, ponto cruz e já ensinei tapeçaria também. Sempre gostei de trabalhar com arte. O Ceará é a terra da arte, mas não valoriza”.

Foi também no quintal da sua casa que foi plantada a primeira horta comunitária do Movimento. Por lá passaram adolescentes do Projeto Sim à Vida, Não às Drogas e pessoas que cumpriam penas alternativas, encaminhadas pelo Fórum Clóvis Beviláqua, que através do trato com a terra tinham a oportunidade de recuperar sua autoestima, trabalhar a socialização, o cuidado consigo, com o outro e com vida.

Salve dona Balbina, que nas tardes de sexta-feira compartilha o tanto que sabe com quem chega para aprender os segredos do ponto cruz. Da vida, melhor dizendo!

 

Sobre o Projeto Sim à Vida

O Programa Sim à Vida acolhe crianças e adolescentes de famílias vulnerabilizadas pela extrema pobreza, realiza atividades socioterapêuticas, artísticas, musicais, teatrais, esportivas e inclusivas nas comunidades do Siqueira, Bom Jardim e Marrocos na periferia de Fortaleza, Ceará. A ação previne o contato primário com drogas através de atividades lúdicas e prazerosas.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.