Em setembro, a jovem Erwani Macedo, participante do Movimento Saúde Mental, viajou para cursar Medicina na Venezuela. A oportunidade surgiu a partir de uma parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O curso é ofertado pela Escola Latino-Americana de Medicina (Elam).

“Eu estava com plano de fazer Odontologia. Estava, inclusive, fazendo um curso técnico. Ai surgiu essa oportunidade. Antes eu tinha o sonho de fazer Medicina, mas fui deixando pra lá e seguindo com outras coisas. Os cursos que eu fiz pelo Movimento Saúde Mental me deram essa visão de sempre está se renovando, se reinventando. Surgiu essa oportunidade de fazer Medicina na Venezuela em parceria com o MST e eu agarrei na hora”, comenta Erwani.

A jovem de 20 anos de idade, já tinha uma experiência com a Igreja Católica e participava da Pastoral da Juventude. Conheceu o Movimento a partir do padre Rino Bonvini, presidente da instituição, que visitava sua comunidade com frequência para celebrar missas. O contato com o padre a aproximou das atividades desenvolvidas a partir do Bom Jardim e também em Maracanaú.

“Foi a partir do curso de Abordagem Sistêmica Comunitária que eu comecei a me apropriar mais do que fazia nas comunidades e no trabalho com a Pastoral da Juventude, que é essa metodologia de escuta, de partilha…”, comenta.

Para Erwani, o sentimento é de expectativa e de devolver para a comunidade todo apoio que teve ao abraçar essa oportunidade. “Isso que está me alimentando: voltar e fazer alguma coisa por essas pessoas que estão me apoiando e incentivando”, partilha a jovem.

Além disso, comenta a importância do Movimento Saúde Mental na sua vida e no seu processo de evolução. “Foi a partir do Movimento que eu tive autonomia para seguir e saber que eu posso ser melhor e ajudar outras pessoas e serem melhores”, lembra.

Sobre a Elam

A Elam é uma das maiores escolas de Medicina do mundo. Fundada em 1999, ela nasce com o intuito de oferecer educação gratuita a jovens de nações pobres da América Central e do Caribe. Hoje, reúne estudantes de 124 países.

A Escola forma profissionais a partir da medicina da família, com abordagem humanitária e foco em populações em situação de vulnerabilidade.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.