Um mutirão em uma parceria do Instituto Nordeste Cidadania (Inec) e Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), revitalizou, neste 04 de agosto de 2016, o ponto de leitura da Casa AME, no Bom Jardim. Ao todo, serão quatro pontos de leitura, um em cada comunidade atendida pelo projeto de prevenção às drogas. Esses espaços são montados por meio do projeto Leitura e Cidadania do Inec e MSMC.

“Os Pontos de Leitura ajudam as crianças a se encantarem com a leitura, ampliando sua visão de mundo”, comenta Balbina Lucas, coordenadora do Projeto Sim à Vida.

Os Pontos de Leitura estão sendo instalados nos núcleos do projeto Sim à Vida. Bruna Santos, assessora técnica do Inec, diz que o objetivo dessa ação é o desenvolvimento comunitário com trocas de saberes e atividades lúdicas.

De acordo com Bruna, esse é o 47º espaço montado na região Nordeste. Em breve, ela agendará a instalação de mais um espaço de leitura no núcleo do Sim à Vida da comunidade do Marrocos. O Inec também vai revitalizar o ponto de leitura Wopila, em Maracanaú.

Ao todo serão quatro pontos de leitura, um em cada comunidade atendida pelo projeto de prevenção às drogas. Esses espaços são montados através do projeto Leitura e Cidadania do INEC.

O projeto Sim à Vida de prevenção às drogas e melhor acesso aos serviços sociais de saúde é realizado pelo MSMC com o co-financiamento da CBM International e da União Europeia. São realizadas atividades lúdicas, jogos, brincadeiras, momentos de relaxamento e meditação e outra série de atividades no contraturno escolar das crianças e adolescentes atendidas pelo projeto.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.