(Pinacoteca do Ceará recebe grupo do MSM para conhecer as exposições exibidas em fevereiro / Foto: Marcos Calixto)
Descontração, alegria, aumento da autoestima e inspiração. Foram esses os sentimentos que envolveram os participantes do Movimento Saúde Mental (MSM) na tarde do dia 02/02/2024, durante a visita à Pinacoteca do Ceará. A atividade faz parte das ações de democratização do acesso à cultura propostas pelo Movimento. Ao todo, 37 participantes da Horta Terapêutica, da Casa AME e da Palhoça estiveram presentes no passeio.
Durante a visita, os participantes puderam acompanhar a exposição das obras de Leonilson – pintor, desenhista e escultor cearense que é um dos nomes mais relevantes da arte contemporânea brasileira. A mostra, com curadoria de Ricardo Resende e Aline Albuquerque, conta com pinturas, desenhos, instalações e bordados de Leonilson, incluindo obras inéditas no Brasil.
A exposição reúne, também, trabalhos de Efimia Meimaridou, Batista Sena, Luiz Hermano, Siegbert Franklin, Zé Tarcísio, Marcus Francisco, Karim Aïnouz e Ricardo Bezerra, artistas cearenses ou radicados no Ceará que conviveram com Leonilson e mantiveram diálogo artístico com ele.
Ana Paula, coordenadora da Casa AME (Arte, Música e Espetáculo) relembra que os passeios culturais promovidos pelo Movimento Saúde Mental têm como objetivo aproximar os moradores da comunidade à produção e à contemplação cultural do país, além de ser um momento de integração entre os participantes. “A visita foi muito legal, [teve] bastante integração. Participaram pessoas da Horta comunitária, da Casa AME e da Palhoça”, explica.
Os visitantes conheceram ainda o trabalho artístico de Antônio Bandeira, com a homenagem “Amar Se Aprende Amando”, que celebra seu centenário e integra a Mostra Bonito pra Chover, em cartaz na Pinacoteca do Ceará. Antônio Bandeira foi pintor e desenhista. A exposição apresenta obras do artista presentes no acervo da Pinacoteca do Ceará e é composta por estudos, desenhos e pinturas com foco principal em sua obra figurativa.
A mostra Bonito pra Chover, lança um olhar sobre a história da arte no Ceará, a partir do diálogo entre obras que integram o acervo do Governo do Estado e obras de 169 artistas, sendo 40 convidados, os quais atravessam gerações buscando produzir uma memória viva. Engloba os acervos de Antônio Bandeira, Aldemir Martins e do ‘Se Arar’, trazendo um olhar sobre a história da arte no Ceará.
SOBRE O MOVIMENTO SAÚDE MENTAL
O Movimento Saúde Mental (MSM) é uma organização da sociedade civil (Osc), criada em 1996, que utiliza a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) para o desenvolvimento de suas atividades. A Casa AME (Arte, Música e Espetáculo) é um dos espaços do Movimento Saúde Mental que acolhe as pessoas com arteterapia, sendo reconhecida também como ponto de leitura e ponto de cultura. É um lugar para as pessoas desenvolverem e expressarem as múltiplas inteligências (cinestésica, pictórica, espacial e intrapessoal, entre outras).
por Gabriele Félix