Nessa manhã, 20 de dezembro, familiares e usuários da Rede de Atenção Psicossocial que integra a Residência Terapêutica da Regional V e o Caps Comunitário do Bom Jardim, junto a profissionais realizaram um momento natalino. O padre Rino Bonvini, presidente do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), realizou uma breve celebração no natal do Caps, momento em que houve uma mística de abraço ao próximo.

Na comemoração, músicas natalinas e repertório com Raul Seixas, na voz do cantor Sávio Leão. Um grupo de usuários realizou apresentação natalina, com a presença de um bebê representando o menino Jesus.

Houve ainda um sorteio de presentes e distribuição de bombons com mensagem de “Feliz Natal e próspero Ano Novo”, do Centro de Atenção Psicossocial Comunitário do Bom Jardim. Usuários da Residência Terapêutica, uma pessoa portadora de deficiência visual e outra de deficiência auditiva participaram da confraternização.

O evento festivo do natal do Caps contribui para o processo de inclusão e superação do estigma imposto pela sociedade contra pessoas que vivem com transtornos psicológicos e mentais.

Ao final, aconteceu uma partilha de alimentos. Esse momento integrativo fortalece a Abordagem Sistêmica Comunitária desenvolvida há vinte anos pelo Movimento Saúde Mental Comunitária. Também contribui para potencializar os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Os serviços socioterapêuticos desenvolvidos na Palhoça e nos demais espaços do MSMC fazem parte de convênio de cogestão com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Esta ação está integrada ao Projeto de Prevenção às Drogas e melhoria dos serviços sociais de saúde, co-financiado pela CBM International e União Europeia.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.