Após serem fortalecidos em um dia dedicado ao cuidado biopsicossocioespiritual, na sexta-feira passada, os colaboradores do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) se reuniram novamente, ontem, 24/10, com voluntários do Núcleo de Psicologia Comunitária da Universidade Federal do Ceará (Nucom). O momento foi para pré-planejamento de ações apontando dificuldades e pistas para soluções.

Ações como a prevenção às drogas, serviços de arte e cultura carecem de recursos financeiros para o seu pleno funcionamento. Por isso, todos foram mobilizados para partilhar ideias, compreender a conjuntura e propor pistas para novas ações de captação e mobilização de recursos.

Dia de cuidado com o cuidador

No dia 18/10/2013, os colaboradores do MSMC se reuniram no sítio Wopila para mais um encontro “Cuidando do Cuidador”. Trata-se de uma metodologia que estimula as pessoas a darem um mergulho em si e, em seguida, receber cuidados para aliviar o estresse enfrentado no dia a dia.

Após uma manhã de partilha de histórias de vida e modos de cuidar da mente e do corpo, foi oferecido um momento de mergulho espiritual através do esforço físico e da meditação. Esse momento aconteceu na sauna indígena conduzida pelo padre Rino Bonvini, que é adotado pelos índios Lakota como irmão.

Desde o ano 2000, esses encontros cuidado biopsicossocioespiritual, chamados de “Cuidando do Cuidador”, são realizados com todos os colaboradores do MSMC. Na perspectiva adotada metodologicamente pelo Movimento, tenta-se, ao máximo, realizar esse momento a cada três meses.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.