O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) desenvolverá práticas socioterapêuticas de cuidado com profissionais da Secretaria da Educação Básica da Prefeitura de Capistrano, município distante 120 quilômetros de Fortaleza. O momento acontecerá na terça, 26.01.2016.
A formação sobre Abordagem Sistêmica Comunitária será assessora pelo padre Rino Bonvini, presidente do MSMC.

O encontro em Capistrano contará, também, com dia de cuidados, rodas de terapia comunitária, terapia da autoestima, biodança e o encontro “cuidando do cuidador”. Profissionais do MSMC conduziram os momentos terapêuticos. Essas ações fazem parte da Semana Pedagógica “A arte de cuidar de si”, realizada na Secretaria Municipal de Educação. A semana vai de 25 a 28 de janeiro.

A Abordagem Sistêmica Comunitária

A Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), tecnologia socioterapêutica desenvolvida pelo MSMC é reconhecida pela Fundação Banco do Brasil como eficiente, eficaz e replicável. A ASC também tem seu potencial inovador destacado em artigos científicos e foi apresentado a Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

Desde o ano de 2015, essa tecnologia está sendo replicado em La Paz, na Bolívia, na região de Copacabana.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.