Uma escola de gastronomia tem levantado a autoestima de moradores do Bom Jardim, bairro de Fortaleza. O espaço é novo e foi idealizado pelo Movimento de Saúde Mental Comunitária. A Escola de Gastronomia Autossustentável fica localizada na Rua Dr. Fernando Augusto, número 980.

A dona de casa Irislane Almeida descobriu a paixão pela culinária na escola. “Eu me interessei muito, tenho vontade de colocar o meu próprio negócio”, afirma a dona de casa.

O objetivo da escola é melhorar a autoestima dos moradores do Bom Jardim por meio da capacitação profissional para inclusão no mercado de trabalho, como explica a coordenadora Jaciara França.

“Nós trabalhamos com a saúde mental e foi identificado que a maioria dos casos estão associados a falta de emprego. Nós víamos que a maioria das mulheres chefes de família se interessavam por essa área, então nós resolvemos atuar aí”, esclarece Jaciara.

Um dos grandes diferenciais da escola é que ela é autossustentável. Quase todos os alimentos que são utilizados pelos alunos durante as aulas são cultivados em uma horta comunitária. Da terra, os produtos passam por mãos habilidosas que os transformam em pratos saborosos e bem elaborados. Quem ensina toda a parte teórica e prática são os estudantes de bacharelado do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), revela Eveline de Alencar, professora do curso.

Atualmente, a escola está com uma turma de 24 alunos, mas a meta é expandir e abrir oito novas turmas, a partir de fevereiro de 2017. As opções incluem gastronomia da biodiversidade nordestina, risotos e massas italianas, lanches saudáveis, panificação e confeitaria.

Fonte: Tribuna do Ceará

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.