Cuidar de si para cuidar bem do outro. Essa é a base para o curso Cuidando do Cuidador, que será assessorado pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), no Crato, cidade da Região do Cariri cearense, entre os dias 3 e 5 de junho e contará com membros da ChildFund. O curso é uma parceria do MSMC com a ChildFund Brasil e é voltado para profissionais de ONGs financiadas pela instituição que trabalham com crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

Entre práticas e vivências, o encontro com a participação dos membros da ChildFund prevê que o cuidador possa exercitar o autoconhecimento, aliviar o estresse da atividade, manter a qualidade de vida e o equilíbrio, conhecendo-se e se fortalecendo para o cuidar.

A ChildFund

Desde 1966 no Brasil, o ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

Visando promover resultados duradouros, os projetos sociais são desenvolvidos com o envolvimento das famílias, das comunidades e da sociedade na criação de ambientes de proteção e cuidado para com crianças, adolescentes e jovens.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.