Na manhã desta sexta-feira (02.01.2013), o grupo de parceiros que colaborou com o Instituto Janus para a realização da Semana Internacional sobre Jovens em Conflito e suas Realidades, realizou um diálogo sobre as peculiaridades individuais de cada participante. O grupo propôs um encontro de estudos sobre temas, como Trabalho Processivo ou Process Oriented Psycho-logy (POP), Metodologia de Capacitação Massiva para a Inclusão Social e Abordagem Sistêmica Comunitária, juventude e suas realidades, dentre outros.

Por sugestão do professor Sebastião Araújo, esse primeiro encontro de estudos se dará no dia 17 de agosto, em Aquiraz.

Também foi sugerida a criação de um grupo que articule reuniões mensais com organizações e movimentos que integraram a Semana Internacional e que realizam ações sociais em Fortaleza.

O encontro de apoiadores e convidados, coordenado pelos psicólogos Raul Monteiro e Luíza Helena Frota, presidente do Instituto Janus, teve a participação de:

    • Elizeu de Sousa, coordenador de Eco-educomunicação do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC);
    • Ricardo Monteiro, da Ábaco Contabilidade;
    • Maria das Graças Quental, juíza titular da Vara de Penas Alternativas do Fórum Clóvis Beviláqua;
    • Sebastião Araújo, coordenador de Planejamento da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS);
    • Renato Pedrosa, da ONG Terre des Hommes;
    • Sílvia Guimarães, assessora do Vereador Deodato Ramalho;
    • Antonia Lima Sousa, promotora de Justiça e membro da Comissão Permanente da Infância e Juventude;
    • Duda Quadros, diretor financeiro do Instituto Janus;
    • Maxswell Ribeiro, presidente do Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania (Ibradec);
    • Rafael Tomyama, assessor de comunicação do Instituto Janus e dos convidados Midori Hirai e David Jones.

 

A Semana Internacional começou segunda-feira com palestras da japonesa Midori Hirai, mestra na metodologia POP, e do norte-americano David Jones, PHD em Mediação de Conflitos. A coordenadora de Cursos Profissionalizantes do MSMC, Nádia Franco, participou do seminário.

Nos dias seguintes foram realizadas: visita a Unidade de Ressocialização Dom Bosco, encontro com jovens no Sítio Betesda, seminário com o Ministério Público Estadual e Encontro Vivencial com integrantes da STDS, com a visão de como trabalhar a juventude e suas realidades

Conheça mais detalhes da Semana Internacional acessando o http://www.janus.org.br.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.