No dia 3 de abril, no Paço Municipal de Fortaleza, foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) com crianças e adolescentes (Projeto Sim à Vida). Na ocasião, estavam presentes professores da Universidade Federal do Ceará, secretários municipais de Fortaleza e técnicos, convidados pelo prefeito Roberto Cláudio e o reitor Jesualdo Farias, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O encontro técnico é uma iniciativa da primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra, que pretende mobilizar uma rede de projetos sociais voltados para o cuidado e valorização das crianças e adolescentes. A primeira dama está mobilizando organizações não governamentais e governamentais para intensificar ações de atenção à infância e à adolescência em Fortaleza.

Durante o evento, o padre Rino Bonvini, e as coordenadoras de projetos do MSMC, Natália Martins e Dorismar Linhares, apresentaram o projeto Sim à Vida e aspectos da Abordagem Sistêmica Comunitária, que envolve também indígenas Pitaguary.

A equipe do Movimento compartilhou informações sobre uma série de ações desenvolvidas em projetos de extensão da UFC, a exemplo do Sim à Vida e também de projetos do Iprede, dentre outros.

Sobre o Projeto Sim à Vida

O “Sim à Vida” é um projeto desenvolvido desde 1998 conceituado, inicialmente, como projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, e depois disso ampliado com financiamento pela CBM e União Europeia de 2015 a 2019. Integra os demais projetos do MSMC.

O principal objetivo do projeto é prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em três áreas de risco social em Fortaleza: Bom Jardim, Marrocos e Siqueira, e já atendeu crianças e adolescentes de Maracanaú e Pacatuba.

O Projeto Sim à Vida acolhe crianças e adolescentes de famílias vulnerabilizadas pela extrema pobreza, realiza atividades socioterapêuticas, artísticas, musicais, teatrais, esportivas e inclusivas. O intuito é proporcionar a alegria de viver com otimismo e esperança no futuro.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.