Dois coordenadores, técnicos do ProPaz, programa do Governo do Pará, visitaram o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), nesta quinta, 12.09.2013. Eles vieram ao Ceará em visita técnica a instituições parceiras do Terre des Hommes (TDH) para trocar experiências. Antonio Cunha Neto e Simão Bastos estavam acompanhados por Joyce Silvério e René Dinelli do TDH-Fortaleza.

O Programa ProPaz foi criado em 2004, no primeiro governo de Simão Jatene, “para articular, fomentar e alinhar políticas públicas voltadas para a infância, adolescência e juventude, visando a garantia dos direitos, o combate e a prevenção da violência e a disseminação da cultura de paz”, conforme publicação do Propaz.

De acordo com Simão e Antonio Neto, técnicos do ProPaz, as ações do programa se dão em parceria com diversos setores da sociedade, envolve órgãos governamentais, universidades e sociedade civil. Simão destaca que nas ações realizadas em escolas, por exemplo, também são desenvolvidas “terapias comunitárias”, além de encontros para “solucionar conflitos”.

Ainda de acordo com publicação do ProPaz, “o projeto é todo baseado em um trabalho que desenvolve temas como valores, respeito, disciplina, afeto, amor e diálogo, onde o principal objetivo é reestruturar o padrão de comportamento, fortalecer o vínculo de família e reduzir o índice de violência”.

Os técnicos do ProPaz foram acolhidos por Márcia Cristine P. Oliveira, Dóris Linhares e Elizeu de Sousa, coordenadores do MSMC. Márcia e Elizeu fizeram um resgate da história da instituição, destacaram a tecnologia socioterapêutica de múltiplo impacto e a Abordagem Sistêmica Comunitária, que norteia todas as ações realizadas nos dez espaços do Movimento.

Dóris descreveu alguns detalhes do programa de fortalecimento da autoestima e da prevenção a dependências, desenvolvido com crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, e que envolve, também, familiares e escolas nas comunidades do Marrocos e Siqueira.

Também foi explicitada as ações com foco nos transtornos psiquiátricos desenvolvidas no Centro de Assistência Psicossocial Comunitário e na Residência Terapêutica pelo MSMC em cogestão com a Secretaria de Saúde de Fortaleza.

Elizeu também descreveu a nova parceria com o Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará na qual o MSMC, através de hortas comunitárias, vai cultivar erva cidreira para a produção do elixir desta erva pelo laboratório da Universidade. O fitoterápico retornará aos CAPS para uso terapêutico.

Também foi exibido o vídeo da Fundação Banco Brasil que faz o reconhecimento da Abordagem Sistêmica Comunitária como eficiente, eficaz e replicável em outros territórios.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.