A partir do dia 23 de setembro, nas tardes de sexta-feira, o Movimento Saúde Mental (MSM) promoverá o grupo terapêutico “Gastronomia Afetiva”. Os encontros serão realizados simultaneamente para os moradores da Residência Terapêutica, no bairro Bom Jardim, e para as mães do projeto Sim à Vida no Espaço Daniel Comboni, na comunidade do Marrocos.

O “Gastronomia Afetiva” objetiva contribuir para a manutenção do bem estar e da saúde mental dos participantes através das memórias afetivas relacionadas aos alimentos.

  

E, nos próximos encontros, a biodiversidade cearense será valorizada a partir de doces típicos e frutas da estação, como o Caju.

A mediação do grupo é feita pela terapeuta do MSM, Ana Paula Fernandes, e por alunos do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a orientação da professora Eveline Araújo.

Ana Paula explica que a atividade é dividida em três momentos. No primeiro, são ofertadas dinâmicas de acolhimento e de interação com o grupo. 

No segundo, o alimento da semana é servido aos participantes enquanto os estudantes de gastronomia contam a história e as características daquela comida. 

No último momento, é formada uma roda de conversa para estimular os participantes a relembrar suas memórias afetivas relacionadas ao alimento.

Gastronomia afetiva

Redação: Rayssa da Costa