O presidente do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC), padre Rino Bonvini, participa agora, pela manhã, da mesa redonda sobre “Loucura, estigma e políticas públicas”. O evento realizado no auditório do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bairro Benfica, reforça o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de Maio.

Rino destaca a ação autopoiética desenvolvida há vinte anos nas comunidades do Grande Bom Jardim, em Fortaleza, a partir do desenvolvimento de uma abordagem sistêmica comunitária. A metodologia envolve a pessoa, a família e a comunidade na prevenção e no cuidado da saúde mental.

Na sequência da programação acontecem as performances “Saúde mental e gênero”, pela manhã; e “Onde eu quero estar”, na abertura dos trabalhos da tarde. Em seguida acontecerá um debate sobre “Saúde Mental na Atenção Primária: o desafio do matriciamento”.

No dia 19 de maio, em continuidade ao Dia de Luta Antimanicomial acontece uma série de atividades descentralizadas nos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Às 10h, será a exibição do filme “Nise: Coração da loucura”, no cinema do Dragão do Mar.

Já no dia 20 de maio, o espaço Ekobé, no campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no Itaperi, a partir das 8h30, realiza roda de conversa sobre práticas ampliadas de cuidado em saúde mental, seguida de roda de cuidados.

Os eventos estão sendo organizados pela Secretaria de Saúde de Fortaleza, Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Ceará e Ekobé.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.