A Casa AME (Arte, Música e Espetáculo), espaço do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) oferece no dia 22.02.2014, das 8h30min às 12h, oficinas voltadas para o universo do Maracatu. A oficina de maracatu acontece numa perspectiva de nos integrar ainda mais com a cultura dos povos indígenas na região metropolitana, destaca a coordenadora da Casa, Eliahne Brasileiro.

A instituição também vai ofertar a oficina de Pintura indígena – compreendendo a representação abstrata na pintura corporal. O momento será facilitado por Benício Pitaguary, coordenador do pré-vestibular e preparação para o ENEM, Centro de Aprendizagem do Bom Jardim (CABJ). Para essa oficina são oferecidas 15 vagas.

Outra oficina que acontecerá será a de Adornos Indígenas (colares, braceletes, vestimentas, plumagens, etc). A facilitadora será Francilene Pitaguary, professora da Escola Indígena Pitaguary. Ao todo a oficina dispõe de 20 vagas.

Por fim, com o objetivo de integrar cultura indígena e afro, teremos a oficina de Confecção de Turbantes Africanos, com Geni Sobreira (Povo Mestiço Brasileiro). A oficineira é turismóloga, coordenadora de ala do Maracatu Solar, com larga experiência em confecção de turbantes afro. Serão 20 vagas.

Para a oficina de maracatu ou qualquer uma das outras oficinas, será solicitado um investimento de R$ 10,00.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.