O projeto Sim à Vida, do Movimento Saúde Mental ( MSM), promoveu uma festa em comemoração ao Dia das Crianças na comunidade do Marrocos, na periferia de Fortaleza. No dia 11 de outubro, a vida dos participantes do projeto foi celebrada com lanches, brincadeiras, pintura facial, algodão doce e muito mais.

Na festa, os participantes do projeto rechearam pizzas durante a oficina produzida pela Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) e o programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gastronomia Social. As crianças e adolescentes contaram que nunca tinham tido essa experiência.

A menina Ketlen Ruth Bastos de Andrade, de 11 anos, foi escolhida para ser monitora da oficina de pizzas. Ela conta que vivenciar o dia das crianças no projeto “foi muito legal e divertido” e que fez a pizza com “molho, queijo, milho e calabresa”.

Anualmente, o projeto Sim à Vida promove a festa das crianças como estímulo à infância e adolescência de qualidade, que é defendida pelo projeto em todos os dias. 

Dessa forma, as brincadeiras e atividades estimulam a autoestima e autoconhecimento, através do contato consigo mesmos, com a natureza, com a arte e a comunidade. 

Por oferecer essa atenção à infância, o projeto Sim à Vida trabalha para a prevenção de dependências, adotando a estratégia de chegar antes das drogas e outras situações de violência.

Além disso, ao longo do ano, o projeto Sim à Vida oferece assessoria jurídica às famílias para a defesa dos direitos dessas crianças e adolescentes.

A arte-educadora Silvia Cristina explica que todos os dias no projeto, “as crianças podem vir, serem elas mesmas, podem ser crianças e podem brincar”. Mas, no dia das crianças, “acontece algo mágico porque as pessoas se juntam, se organizam. Não só a equipe do projeto, mas a comunidade em geral”.

Neste ano, além dos nossos colaboradores, o Dia das Crianças no projeto Sim à Vida também contou com o apoio de parceiros que acreditam na construção de um mundo melhor através do cuidado com as crianças e adolescentes.

A Panificadora Nossa Senhora de Fátima presenteou o projeto com a doação de bolos e sanduíches. Já a loja de acessórios DuduCell, trouxe bolas para a diversão na comunidade.
 

O parceiro Jackson Almeida, da Social Turismo, fez o dia ser mais doce e refrescante com a doação de picolés.
A Balbina Lucas,  Raquel Araújo e Solange Veras apoiaram a ação, possibilitando a oferta de algodão doce, pipocas e pula-pula para os pequenos.

E a Monalisa, agente jovem ambiental, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), proporcionou uma atividade educativa no projeto com informações e brincadeiras sobre o cuidado e amor necessários com a natureza.

O projeto Sim à Vida existe desde 1998 e acolhe crianças e adolescentes de 7 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social. Para contribuir com a infância da turma, conheça o projeto e seja um doador.

Redação: Rayssa da Costa. Fotos: Yago Medina.