A Associação de Saúde Mental Comunitária “Q’umara”, da Bolívia, parceira do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), deu início este ano à formação de multiplicadores de Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC). A ASC é um serviço socioterapêutico de múltiplo impacto criado no Brasil pelo Movimento. Os novos multiplicadores da ASC vão trabalhar a promoção da saúde mental em comunidades bolivianas.

Graças à aliança estratégica com a Fundação Techo, da Bolivia, Q’umara prevê formar vinte multiplicadores da ASC. Essa abordagem também fortalece diferentes capacidades éticas e espirituais que a escola de Líderes Morais de Q’umara promove, como uma ferramenta vital para a transformação dos participantes.

A formação dos novos multiplicadores da ASC está dividida em três áreas: ASC com ênfase em Terapia Comunitária, Líderes Ético-Espirituais e Desenvolvimento de Capacidades de Transformação Pessoal e Social, que serão feitas durante os próximos quatro meses.

Os multiplicadores poderão programar espaços de promoção da saúde mental em comunidades de ação que a Fundação Techo coordena. Dessa forma, também poderão desenvolver projetos de serviço social primário e secundário que ajudem a empoderar e transformar comunidades.

Q’umara vem desenvolvendo ações desde 2015. Uma instituição jovem que programou rodas de terapia comunitária em Copacabana, povoado da cidade de La Paz, e estabeleceu alianças nas cidades de Oruro e La Paz. Isso permitiu estabelecer espaços para que as comunidades cuidem da sua saúde mental.

Os integrantes da equipe da Q’umara foram capacitados e formados pelo MSMC do Brasil, em encontros ministrados por padre Rino Bonvini, psiquiatra, e Natalia Martins, terapeuta e psicóloga, com o apoio da CBM International.

Esses encontros têm ajudado os professionais bolivianos no desenvolvimento de mecanismos de ação que melhorem a qualidade de vida das comunidades, principalmente as mais vulneráveis. Graças a essa formação, Q’umara estabeleceu alianças com instituições da Colômbia que já tem líderes sociais e multiplicadores de ASC.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.