O projeto “Arte na Comunidade” realizado pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec) em parceria com o Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) está qualificando pessoas para a arte. Já foram realizadas duas oficinas de confecção de bonecas de panos com a participação de 25 pessoas de comunidades no Bom Jardim e Siqueira como resultado dessa parceria Inec e MSMC.

As oficinas foram conduzidas por Antenor Lago e Ana Virgínia. Os participantes são familiares de crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Sim à Vida.

A qualificação profissional é um dos eixos da ação do MSMC para promover a inclusão socioeconômica de moradores do Grande Bom Jardim. Em uma conjuntura de desemprego, as novas opções de geração de renda fortalecem a autoestima das pessoas.

A meta é produzir 50 bonecas artesanais para beneficiar crianças de projetos parceiros do Inec, incluindo o próprio Movimento. Educadores e do MSMC também participam do curso e aprendem esta modalidade de artesanato para replicar nos espaços e ações da instituição.

O Programa Natal dos Sonhos do Inec, anualmente, distribui centenas de brinquedos alternativos confeccionados nas próprias comunidades, como jogos, bonecas e outras modalidades. O curso é uma oportunidade de qualificação profissional e, consequentemente, de geração de renda para as famílias a partir da arte.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.