O presidente do Movimento Saúde Mental (MSM), Rino Bonvini, missionário comboniano, participa da assembleia provincial em celebração aos 70 anos da Presença Comboniana no Brasil. O retiro foi iniciado no dia 18 de setembro, na paróquia de São Sebastião, no distrito de Sapopemba, em São Paulo. 

A ação será encerrada no dia 25, com uma missa campal. Até lá, os missionários combonianos estarão reunidos em oração, com atividades de fortalecimento da escolha preferencial pelos mais pobres.

Os Missionários Combonianos são uma instituição católica que tem como foco as  missões em territórios pobres e junto a pessoas excluídas socialmente. No Brasil, há missionários em 12 estados. 

Sobre o encontro, Rino conta que: “É uma oportunidade para refletirmos. Para pensar nesta nova igreja, uma igreja que não se preocupa com uma religião estética, anestésica: que só se preocupa com os rituais e com as aparências e que se desliga da vida”. Essa nova igreja é “uma igreja em saída, que sai dos templos para se fazer próxima aos mais pobres, abandonados e sofridos”.

Padre Rino complementa que deve ser construída uma igreja que une a fé com a vida, que analisa a conjuntura e que traça caminhos de ação a partir da palavra de Deus, “para transformar a realidade de acordo com os planos de justiça, de paz e ecologia integral, seguindo as encíclicas do papa Francisco”.

encontro de missionários combonianos em são paulo

Os missionários combonianos trabalham em diversas frentes, como as realidades: indígena, periféricas, dos encarcerados, de diversidade e de exclusão. Levando alento e práticas concretas para a saúde mental, a defesa dos direitos humanos e da diversidade de gênero, entre outros temas igualmente necessários para a promoção da vida.

Assim, desde 1996, Rino atua como padre, psiquiatra e missionário comboniano no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Naquele ano, ele fundou o MSM e deu início à Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), uma metodologia socioterapêutica de múltiplo impacto.

Segundo Rino, a atuação dos missionários combonianos no Bom Jardim, iniciada nos anos 80, com as pastorais sociais e as comunidades eclesiais de base, favoreceu a reflexão e a idealização da ASC. 

Conheça a Abordagem Sistêmica Comunitária a partir da nossa cartilha, disponível em português, inglês, espanhol e italiano

A seguir, confira a programação que estará disponível para o acesso: 

Serviço
Seminário Missões nas Periferias Urbanas
Quando: 25 de setembro, às 10h
Como: Ao vivo, no Facebook e Youtube dos Combonianos Brasil

Missa Campal de Ação de Graças
Quando: 25 de setembro, às 15h
Como: Ao vivo, no Facebook e Youtube dos Combonianos Brasil

 

Redação: Rayssa da Costa/Elizeu Sousa.