(Crianças do projeto Sim à Vida  são convidadas da festa de encerramento do Colégio Deoclécio Ferro / Foto: Arquivo MSM)

 

A chegada das férias escolares, no fim do ano, marca o início das celebrações natalinas, época festiva muito aguardada pela criançada. Nos dias 31 de outubro, 16 e 25 de novembro, as crianças do projeto Sim à Vida tiveram a oportunidade de fazer passeios culturais pela cidade, onde visitaram o Cuca Mondubim, o Sesc Iparana e o Colégio Deoclécio Ferro e também foram presenteadas com brinquedos e kits natalinos.

 

Na visita ao Cuca Mondubim, as 62 crianças das turmas da tarde do Sim à Vida Fortaleza puderam se divertir em atividades como pintura e dinâmicas de brincadeiras em conjunto. Lá, também foram convidadas para assistir uma peça teatral, experiência vivenciada por alguns pela primeira vez. 

 

E, para refrescar o calorão de novembro, a meninada também aproveitou um dia inteiro de piscina e pula-pula no Sesc Iparana. E, como passeio infantil sem guloseimas não tem a menor graça, pipoca e algodão-doce não poderiam ficar de fora e foram servidos à vontade. Além de comer e brincar, as crianças também ganharam um kit natalino, fechando a visita com muita lembrança boa.

 

À convite do Colégio Deoclécio Ferro, localizado no Parque Araxá, 36 crianças do projeto participaram da festa de encerramento do ano letivo da escola. Lá, o projeto Sim à Vida foi apresentado aos convidados, assim como também as crianças tiveram a oportunidade de se apresentarem aos pais e alunos. 

 

Ao fim da noite, em uma ação emocionante organizada pelo colégio e pelo Movimento Saúde Mental, as turmas da terceira série da escola presentearam os participantes do Sim à Vida. Dias antes, as crianças do projeto escreveram cartinhas de natal, que foram adotadas pelo alunos do colégio e, ao fim da festa, entregues em um ato de amor e comunhão.

 

Atualmente, com fomento do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Social, mediante seleção em edital do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará, o Sim à Vida acolhe 120 crianças e adolescentes no contraturno escolar.

 

O MSM, com o programa Sim à Vida, também acolhe outras 90 crianças em Maracanaú.

Ali, o fomento é da Prefeitura Municipal de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú – SASC– , como ação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. São 90 crianças e adolescentes, predominando indígenas Pitaguary.

por Gabriele Félix e Elizeu Sousa