O padre Rino Bonvini, presidente do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), e Elizeu Sousa, advocacy do Projeto Sim à Vida, apresentaram a Abordagem Sistêmica Comunitária e o Projeto Sim à Vida no evento Ceará Pacífico, no Bom Jardim, na fase de seminário territorial. O Sim à Vida visa a prevenção às drogas de crianças e adolescentes em comunidade de Fortaleza e Maracanaú.

O evento Ceará Pacífico aconteceu neste sábado, das 8h da manhã, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Bom Jardim, em Fortaleza. O Movimento integra a Rede de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável que também apresentou suas ações nesse evento.

A abordagem do MSMC trabalha o desenvolvimento da saúde integral em conexão com processos de cidadania e inclusão social. Valores culturais, relação de amizade com a natureza e sensibilização das pessoas para harmonizar seu estado de bem estar psíquico, físico, social e espiritual fazem parte dessa tecnologia socioterapêutica.

O Projeto Sim à Vida

O Projeto Sim à Vida, de prevenção às drogas e melhoria dos serviços sociais de Saúde, é desenvolvido desde o ano de 1999 a partir do diagnóstico de uma pesquisa realizada pelo Movimento em escolas e comunidades do Grande Bom Jardim.

Atualmente, o projeto envolve diretamente 450 crianças, adolescentes e seus familiares, sendo 240 acolhidas cinco dias por semana em quatro diferentes locais em Fortaleza e Região Metropolitana. Outras 210 crianças e adolescentes são acompanhadas quinzenalmente nas escolas Padre Josimo, Francisca de Abreu, Sebastião de Abreu e Osires Pontes.

Os familiares participam de socioterapias e de formação profissionalizante. Neste semestre, serão qualificadas 30 mulheres em corte, costura e modelagem. Outras 25 costureiras foram formadas em turmas anteriores.

O projeto Sim à Vida é co-financiado pela CBM International e União Europeia. A CBM também é co-gestora da ação.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.