O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) promove diálogo de saberes na Semana da Luta Antimanicomial. Uma mesa redonda, no sábado (18.05), às 9h, na Palhoça, com o tema “a luta antimanicomial e as experiências positivas em saúde mental”, apresenta: a Abordagem Sistêmica Comunitária, com a participação do psiquiatra padre Rino Bonvini. A programação acontece de 17 a 20 de maio e se estende com atividades em vários locais da cidade.

Dentro da programação ainda estão rodas de conversa sobre:

  • A Educação Popular em Saúde, com a médica e artista Vera Dantas;
  • Bloco carnavalesco “Doido é Tu”, com a animadora cultural Elisa Güinter;
  • Prática do serviço social na saúde mental no Bom Jardim (Caps Comunitário e Residência Terapêutica), com a assistente social Ana Cristina;
  • Projeto Cirandas da Vida, com Jair Soares;
  • Fórum da Luta Antimanicomial, com o médico Felipe Costa;
  • Caps AD, com a assistente social Clarice Cordeiro; e a fala do usuário do Caps Comunitário, Carlos Bandeira.

 

Ainda na manhã, do sábado, o grupo Pirei na Cena, do Rio de Janeiro, faz apresentação do teatro do oprimido na praça de Santa Cecília, no Grande Bom Jardim. Além disso, profissionais do MSMC realizam práticas de Cuidado.

A abertura da Semana da Luta Antimanicomial será no Passeio Público, no Centro de Fortaleza. A programação é organizada pela Célula de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a participação do Movimento.

SERVIÇO

SEXTA-FEIRA
Abertura: Dia da luta antimanicomial – Ato, apresentações, práticas de cuidado.
Local: Praça do Passeio Público, Centro, Fortaleza.
Data/ hora: 17.05.13, 9h
Realização: SMS / MSMC

SÁBADO
Mesa redonda: A luta antimanicomial e as experiências positivas em saúde mental, práticas de cuidado e teatro do oprimido.
Local: Palhoça Circular do MSMC, rua Dr. Fernando Augusto, 985, (Santo Amaro) Bom Jardim.
Data/ hora: 18/05/13, 9h.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.