Ontem (08/08), seis estudantes de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) conheceram a história e os espaços do Movimento Saúde Mental (MSM). A visita contribuiu para a formação dos estudantes do internato em Saúde Comunitária, através da vivência da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), que é a tecnologia socioterapêutica desenvolvida no MSM.

Além da UFC, outras instituições de ensino superior já promoveram visitas dos estudantes da área da saúde ao Movimento Saúde Mental. Dessa forma, os alunos têm a possibilidade de expandir os conhecimentos adquiridos na Universidade com a ASC, que envolve os saberes populares, indígenas e acadêmicos.

Isso porque, durante a visita, os estudantes vivenciam as práticas de cuidados de forma individual e coletiva, junto com moradores do Grande Bom Jardim. 

Marcos Vinicius Monteiro de Oliveira é um dos estudantes de medicina que visitou ontem a instituição e conta que se surpreendeu ao chegar ao Movimento Saúde Mental. “Chegando aqui eu vi que vai muito mais além de só terapia. Tem a questão da Palhoça, da Horta, do Laboratório (LABInec), dos cursos de gastronomia… Totalmente diferente do que eu imaginei”, explica.

O estudante ainda complementa que a visita “abre um leque de possibilidades para as pessoas durante o internato, durante a graduação, pra vir mais vezes aqui. Abre a nossa cabeça para a questão do cuidado com a saúde mental”. 

No mesmo dia, os estudantes conheceram: a sede da instituição, Palhoça Terapêutica, Casa AME, Escola de Gastronomia Autossutentável, CAPS Comunitário do Bom Jardim e o Laboratório de Tecnologia (LABInec). Também vivenciaram as seguintes práticas: Dança Circular, Constelação Familiar, Argiloterapia, Grupo Florescer, Auriculoterapia e Ventosaterapia. 

Além disso, os estudantes também assistiram ao documentário “Vida Sã”, que conta a história de Zilar Amaro e está disponível no Youtube. Zilar chegou ao Movimento em contexto depressivo, foi cuidada e hoje é massoterapeuta e hortoterapeuta no MSM.

 

Redação: Rayssa da Costa. Fotos: Yago Medina.