Na semana da criança, no dia 15 de outubro, o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) realiza evento lúdico com 240 crianças e adolescentes de Fortaleza e Maracanaú. Elas são acolhidas no Projeto Sim à Vida. Será uma manhã (8h às 12h) com ação de lazer e esporte no sítio Wopila, em Maracanaú.

Algodão doce e pipoca, futebol de sabão, tirolesa, tobogã inflável, piscina de bolinhas e pula-pula. Essas são algumas das atrações que estão sendo mobilizadas pelo MSMC junto a parceiros e amigos para animar a festa das crianças. Será um momento de integração das turmas do projeto nessa ação de esporte e lazer.

Alana (12 anos) mora na comunidade Vila das Flores. Sua mãe, Geralda Bibiano Jerônimo, comerciária, conta que sua filha desde que começou a participar do projeto, saiu do comodismo. “É uma outra pessoa”, reforça a mãe. A educadora do projeto, Michele Marla, diz que Alana se revelou uma ‘líder’ junto às outras crianças, se destacando nas atividades de coreografia. Alana também tem boas notas na escola Comissário Francisco Barbosa, onde estuda.

O Sim à Vida e a mudança de comportamento

O Projeto Sim à vida é uma ação desenvolvida pelo MSMC que visa a Prevenção às Drogas e Melhoria do Acesso aos Serviços Sociais de Saúde em comunidades de Fortaleza e nos municípios da Região Metropolitana, Maracanaú e Pacatuba. O Projeto é co-financiado pela União Europeia e a Christoffel-Blindenmission (CBM).

A Abordagem Sistêmica Comunitária, desenvolvida pelo MSMC, privilegia o fortalecimento da autoestima e tem a comunidade como lugar de partilha e de superação de estigmas.

Na abordagem do MSMC, a promoção dos direitos humanos e da dignidade da pessoa são valores fundamentais para a superação de perdas e sofrimentos. O trabalho preventivo com crianças e adolescentes envolve o encaminhamento de familiares para terapias e para ações produtivas e de inclusão.

Cursos de profissionalização para jovens aprendizes, formação em cinema, música, artes visuais, confecção de vestuário, culinária, são desenvolvidos para fortalecer os determinantes sociais da saúde: cultura, emprego e renda.

Além das pessoas envolvidas diretamente com as ações do projeto Sim à Vida, outras centenas de pessoas das comunidades da região do Grande Bom Jardim e adjacências, integram grupos de autoestima, terapia comunitária, biodança e de acolhimento nos espaços da Palhoça, da casa AME e do CAPS Comunitário do Bom Jardim.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.