Uma tarde de quadrilha, na Palhoça do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), animou os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Comunitário. O arraiá do Caps contou com usuários do serviço, moradores da Residência Terapêutica, integrantes da biodança e do grupo de autoestima. Familiares, profissionais e amigos do MSMC também participaram do evento.

Na programação da tarde do arraiá do Caps, quadrilha junina com casamento matuto, além de pescaria e comida típica. A atividade mantém acesa a tradição e o fortalecimento de vínculos culturais e afetivos entre os participantes.

Parceria do MSMC e Caps

O MSMC desenvolve a cogestão do Caps Comunitário e do serviço de Residência Terapêutica da Regional V, da Prefeitura de Fortaleza. Por meio de convênio renovado neste mês de junho, com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), o MSMC aplica sua tecnologia socioterapêutica de múltiplo impacto, a Abordagem Sistêmica Comunitária.

O objetivo dessa tecnologia é acolher, escutar e contribuir com o empoderamento das pessoas acometidas por sofrimentos ou transtornos da mente.

Esta ação contribui para desinstitucionalizar a saúde mental, integrando usuários e comunidade no Bom Jardim, comunidades vizinhas e no município de Maracanaú.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.