Nesta sexta-feira, à tarde, o psiquiatra e professor padre Rino Bonvini, ministra aula para um grupo de 30 alunos do Brasil e dos Estados Unidos, na sede do Iprede (Instituto de Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano).

O curso colaborativo Harvard-Brasil, em Saúde Pública, está sendo realizado de 7 a 25 de janeiro, com aulas presenciais no Ipred e atividades práticas em algumas instituições, como o Movimento Bom Jardim, que foi visitado no dia 13 de janeiro.

A Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), tecnologia socioterapêutica que acolhe e cuida de pessoas com transtornos psiquiátricos, além de promover a saúde integral das pessoas, será o tema da aula do médico Rino Bonvini, presidente do Movimento Bom Jardim.

A ASC é desenvolvida nas comunidades do Grande Bom Jardim, em Fortaleza, sendo aplicada, também, junto a etnia indígena Pitaguary, em Maracanaú e Pacatuba, municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará. Recentemente, uma formação em ASC foi realizada em La Paz, Bolívia, na Universidade Salesiana de Bolívia, em parceria com a CBM internacional e a Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O curso é realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o David Rockfeller Center for Latin American Studies. As professoras Márcia Castro, da Harvad-Brasil e Márcia Machado Tavares, pró-reitora da UFC, coordenam as atividades do curso.

 

SERVIÇO

Curso Colaborativo Harvard-Brasil, em Saúde Pública

Palestra sobre Abordagem Sistêmica Comunitária
Data: 25/01/2013, às 13h30.
Local: Iprede – Instituto de Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano.
Rua Professor Carlos Lobo, 15. Cidade dos Funcionários. Fortaleza-CE.
Fone: (85)3218.4000. Fax: (85)3218.4047
E-mail: iprede@iprede.org.br

 

Abordagem Sistêmica Comunitária

A Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), iniciada em 1996 no Bom Jardim, é uma tecnologia socioterapêutica multidisciplinar e de múltiplo impacto que atua na prevenção e na transformação do sofrimento psíquico e existencial.

Essa tecnologia socioterapêutica está organizada sob três princípios:

– Autopoiese comunitária;
– Trofolaxe humana;
– Sintropia.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.