A coordenadora de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado, Socorro França, e Solange Praxedes, também da coordenadoria, visitaram o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), no dia 21 de março. Em reunião com o padre Rino Bonvini, coordenadores e usuários do Movimento, Socorro França se comprometeu em articular programas voltados para a prevenção à dependência química e à promoção de uma vida saudável. A ideia é utilizar Abordagem Sistêmica Comunitária, tecnologia socioterapêutica de múltiplo impacto criada no Bom Jardim, e desenvolvida ao longo de 17 anos.
O primeiro passo, de acordo com Socorro França, será promover uma ampla formação em Abordagem Sistêmica Comunitária, envolvendo terapeutas, profissionais de saúde e lideranças comunitárias. Para isso, prometeu realizar articulações entre secretarias e órgãos públicos para desenvolver ações formativas e acolhimentos terapêuticos e preventivos com a participação do Movimento Bom Jardim.
Socorro França e Solange Praxedes conheceram a Casa de Aprendizagem, a Palhoça, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Comunitário, o ponto de cultura Casa AME, a Horta Comunitária, a Biblioteca com sala de leitura e o Cine Caps. Todos esses espaços do MSMC são dedicados à promoção da saúde coletiva e à prevenção contra os males advindos da dependência química.
Projeto Sim à Vida
As visitantes também vivenciaram um momento lúdico com as crianças do Projeto Sim à Vida na palhoça. O projeto é realizado pelo Movimento Bom Jardim em duas comunidades vulneráveis da região do Grande Bom Jardim. Trata-se de uma ação apoiada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica) e pela CBM Internacional.
“Aqui a gente respira espiritualidade”, enfatizou a coordenadora. Para ela, é o “olhar da esperança”. Ela se apresentou como “a vovó” e fez uma fala que cativou à atenção das crianças e pessoas da comunidade presentes ao encontro na palhoça.
Solange disse que “prevenir uma comunidade dos males causados pelas drogas” é de fundamental importância. Ela destacou que o trabalho sistêmico do MSMC, envolvendo crianças, adolescentes, famílias e comunidade, revela o quanto é “amplo o trabalho de prevenção”, pois a droga só revela a “ponta do iceberg” de um problema maior.
Sobre o Movimento Saúde Mental
Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.