Foi produzida a primeira remessa de elixir de erva-cidreira a partir da planta colhida na Horta Comunitária do Bom Jardim. O resultado do fitoterápico vem de uma parceria do Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC), do Núcleo de Fitoterápicos (Nufito), da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e Horto de Plantas Medicinais da Universidade Federal do Ceará (UFC), iniciada ano passado.

O fitoterápico é distribuído nos Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e tem funções sedativa e de controle da ansiedade. O elixir visa a redução do uso de psicotrópicos.

A professora Mary Anne Bandeira, supervisora do Nufito e coordenadora do Núcleo de Farmácia Viva da UFC coordena, também, o Projeto de Arranjos Produtivos Locais, que tem foco na produção de insumos para fitoterápicos.

A Horta Comunitária do MSMC, localizada no Bom Jardim, em Fortaleza, é um desses locais de cultivo da erva-cidreira, o insumo para o elixir. Essa ação integra o processo de Abordagem Sistêmica Comunitária que conecta saberes científicos e populares.

O Elixir foi desenvolvido através de pesquisa científica, utilizando a cidreira que, historicamente, é usada pela população brasileira como calmante. É a cultura popular e o conhecimento ancestral das plantas e da natureza à serviço da ciência. Com isso, mais pessoas podem ser tratadas e ter sua autoestima elevada.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.