“Aprendi coisas que eu nem sabia que existia […] Eu voltei a me olhar no espelho”, conta uma das integrantes do Grupo Florescer indicando o impacto que o Grupo tem na vida das mulheres. Exclusivo para mulheres, o Grupo Florescer é parte da programação semanal proporcionada pelo Movimento Saúde Mental (MSM) à comunidade.

O Florescer trabalha questões relacionadas ao universo feminino. A partir desta quarta-feira (12), o grupo será facilitado pela terapeuta do MSM, Liliam Andrade, com a participação de estagiárias de Psicologia da faculdade Anhanguera. Até então, o grupo era facilitado por Raquel Machado.

Com uma música relaxante ao fundo, as participantes desenvolvem temáticas do universo feminino relacionadas à convivência social, familiar ou de conhecimento de direitos. Para além disso, o Grupo Florescer representa um espaço seguro para que as mulheres compartilhem umas com as outras suas dores e experiências de vida e aprendam novas formas de lidar com o feminino.

O Grupo já conta com participantes que o integram há meses e costuma tratar da questão mística feminina. A prática traz a ideia da mulher como o arquétipo da guerreira, despertando a percepção feminina interior de cada mulher presente nos encontros de maneira a engrandecê-la.

A prática promove a elevação da autoestima da mulher e estimula formas diferentes de se relacionar com o próprio corpo. Já nas rodas de conversa acontecem oficinas de maquiagem e informações sobre menstruação, sexo seguro e saudável, por exemplo. Além disso, os encontros proporcionam a aproximação entre as mulheres que participam do Grupo.

Nesse sentido, essa prática dialoga diretamente com a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), criada pelo Movimento Saúde Mental, por meio das conexões entre as mulheres, que fortificam o senso comunitário e a sensação de pertencimento. Também se dá o desenvolvimento da autoestima e, consequentemente, da dignidade e do amor próprio.

O Grupo Florescer acontece todas as quartas-feiras, a partir das 10h30min, no espaço Mário Bonvini, ao lado da Palhoça Comunitária do MSM.