A coordenadora do Projeto Juventude Indígena Realizando Sonhos do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), Natália Martins, representou a instituição na audiência pública que criou o Fórum de Direitos Humanos de Fortaleza. A atividade aconteceu na sexta-feira (26/4), no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza.

A mobilização de movimentos sociais e organizações não governamentais para a criação do Fórum foi uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, presidida pelo vereador João Alfredo.

O Fórum de Direitos Humanos de Fortaleza (FDHF) será coordenado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza e sete entidades sociais: Movimento Bom Jardim, a Associação Brasileira de Enfermeiras Obstétricas (ABENFO), a Rede de Desenvolvimento Local do Grande Bom Jardim, o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH), o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), o Movimento de Estudantes Africanos e a Associação Juízes da Democracia.

O Fórum tem caráter mobilizador e aglutinador, envolvendo movimentos e organizações não governamentais que atuam no âmbito da promoção dos direitos fundamentais da pessoa.

“Essa é uma vitória e mais um indício da necessidade de organização dos movimentos que lutam pelos direitos humanos”, indica o vereador João Alfredo. Durante a audiência, organizações sociais destacaram problemas relacionados à violência, o desrespeito as pessoas em situação de rua, aos direitos da mulher e da população indígena, enfrentados pela população de Fortaleza.

Além de Natália Martins, o jovem Neto Witko Pitaguary, também participou da reunião, representando os adolescentes e jovens de sua etnia, integrantes do projeto de educação e fortalecimento da identidade indígena desenvolvido pelo Movimento.

Sobre a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso responde pela deliberação de “matéria sobre o exercício dos direitos inerentes às minorias, à mulher, à criança, ao adolescente, ao idoso e ao portador de deficiência física, em suas relações sociais, pessoais e de políticas públicas no Município, cabendo-lhe ainda o acompanhamento dos indicadores sociais para a avaliação permanente das questões relacionadas aos direitos fundamentais dos referidos segmentos”.

Ela ainda dá “assistência oficial, inclusive a proteção à maternidade, à criança, ao adolescente, aos idosos e aos portadores de deficiência.”, conforme site oficial da CMF.

A comissão é composta pelos vereadores, João Alfredo (PSOL), presidente; Germana Soares (PHS), vice-presidente; e demais membros: Eulógio Neto (PSC), Joaquim Rocha (PV), Ba (PTC), Márcio Crus (PR) e Marcos Aurélio (PSC).

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.