Na última semana de novembro de 2013, o professor de psiquiatria padre Rino Bonvini e a terapeuta Natália Martins ministram curso de Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) em La Paz, capital da Bolívia. Esta será a segunda formação oferecida à profissionais de saúde bolivianos, realizada pela parceria da Universidade Estadual do Ceará (UECE), da Universidade Salesiana de Bolívia e do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC).

Em novembro de 2012, a primeira formação em Abordagem Sistêmica Comunitária, ministrada também por Rino e Natália para 23 profissionais de saúde e professores, dava início ao convênio entre as duas universidades. A parceria teve a participação da organização cristã Internacional CBM (Christoffel-Blindenmission) e a Cáritas da Bolívia.

“A integração das contribuições teóricas com a prática da psicoterapia familiar constituem o denominador comum da Abordagem Sistêmica da Família”, lembra Rino Bonvini. Ele descreve que aplicando as bases teóricas da Abordagem Sistêmica da Família, entre elas a Teoria Geral dos Sistemas, a Teia da Vida, a Terapia Comunitária, processos de sensibilização, a Ludoterapia, as vivências grupais e a Pragmática da Comunicação Humana, dentre outras, no contexto comunitário, surgiu a ASC. Aí, são estudados autores como Bertalanffy, Capra, Barreto, Antunes, Militão e Watzlawick.

“Esta nova abordagem reúne uma série de técnicas para o desenvolvimento de uma terapia de múltiplo impacto, tais como: a Terapia Comunitária, a Terapia da Respiração, a Massoterapia entre outras terapias complementares para o resgate da Autoestima e a promoção da vida”, destaca o psiquiatra.

O serviço socioterapêutico do MSMC, orientado pela ASC já ganhou reconhecimento em artigos científicos (Bosi et al, 2011; 2012) e a confirmação da Fundação Banco do Brasil, como uma tecnologia social eficiente, eficaz e replicável.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.