A Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do Movimento Saúde Mental (MSM) oferece o projeto “Formação Profissional para Mulheres na área da Gastronomia”. Iniciados em agosto de 2022, os cursos de chocolateria, salgaderia e culinária regional, contribuem para a capacitação de 30 mulheres, moradoras do Grande Bom Jardim, em Fortaleza.

A ação tem duração de seis meses, visa o fortalecimento do protagonismo feminino e é direcionado a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Brenda Pinheiro, aluna do curso de chocolateria, tem 18 anos e explica que EGA está contribuindo para a realização dos sonhos dela pela segunda vez. 

Antes do projeto “Formação Profissional para Mulheres na área da Gastronomia”, Brenda concluiu o curso de massas e molhos.

Ela conta que quando era criança, auxiliava a avó na cozinha e sonhava em ter um restaurante. Agora, Brenda sonha em iniciar a graduação em Gastronomia.

A aluna explica que o custo dos ingredientes dificulta o hábito de testar novas receitas em casa. Então, “aqui tendo professores ajudando a gente, tendo um dia na semana especifico pra isso, acaba que estimula bastante e faz eu querer estudar cada vez mais pra passar no ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio]”.

Além das alunas do curso, a EGA também contribui para a formação de estudantes do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde 2016, a EGA acolhe os bolsistas do programa de extensão da UFC “Gastronomia Social”, coordenado pela professora Eveline Araújo.

No Bom Jardim, os universitários trocam conhecimentos com as aulas da Escola. Assim, são reveladas novas possibilidades na área da gastronomia. 

Para além das receitas, as mulheres da EGA fortalecem a relação com a comunidade em que vivem e são convidadas a se cuidarem com as práticas de cuidado oferecidas pelo MSM. 

Esta ação é fomentada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos a partir do fomento nº 913376/2021.

 

 

Redação: Rayssa da Costa. Fotos: Yago Medina e Rayssa da Costa.