Presente na história do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim desde 1998, a biodança foi trazida por Margarida Furtado. Para as pessoas que participam e se encorajam a dar os primeiros passos, a dança contribui com para a qualidade do abraço e do acolhimento. Reni Dino, focalizador da atividade diz que, a prática da bioadança eleva o potencial afetivo do grupo nos seus processos de desenvolvimento.

O grupo atual “trabalha os medos existenciais a partir do projeto Minotauro”, conforme explica Dino. Nesse projeto, cada participante é estimulado a acessar em profundidade a sua identidade. Aos poucos a pessoa vai se desbloqueando internamente.

Trata-se de uma referência à mitologia grega, por meio de uma metodologia desenvolvida por Rolando Toro. O objetivo do projeto é a reconexão com a força que repousa no interior de cada ser. Os medos assumidos no dia a dia da existência poderão ser removidos com a libertação dessa força inata. É aí onde entra a metáfora do Minotauro.

Reni Dino é voluntário e realiza Biodança na Palhoça do MSMC, às segundas-feiras, a partir das 18h. Esta ação contribui para equilibrar a saúde mental. Além disso, o grupo também contempla a participação de moradores da área de abrangência do Projeto Sim à Vida – Ação de Prevenção às Drogas e melhoria dos serviços sociais de saúde.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.