Facilitado pela doutoranda Lívia Duarte de Castro, pesquisadora do grupo de pesquisa “Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes”, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a formação sobre cultura de paz aconteceu neste sábado, (15.07.2015). Participaram educadores, profissionais e voluntários do Sim à Vida e de outras ações desenvolvidas pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC).

Nesse primeiro módulo da qualificação “Cultura de Paz”, os participantes desenvolveram reflexões tendo por base, os textos “Repensando a Noção de Paz”, de Marcelo Rezende Guimarães; e “Por uma Cultura de Paz”, de Vera Maria Candau.

Estão previstas outras duas oficinas, para completar o ciclo de formação. O próximo encontro será dia 25 de setembro, das 8h às 12h. E, em 31 de outubro, o dia todo, em local a ser definido. Ao término, os participantes receberão certificados do programa “Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes”.

A formação integra as ações do Projeto Sim à Vida que trabalha a prevenção às drogas em crianças e adolescentes e é realizado pelo MSMC, e co-financiado pela CBM International e União Europeia.

Sobre o Sim à Vida

O projeto Sim à Vida é co-financiado pela União Europeia e CBM da Alemanha. São atendidas diretamente 450 crianças em localidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, além de centenas de familiares. As crianças têm sua autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional.

O “Sim à Vida” já vinha sendo desenvolvido desde 1999 pelo MSMC, chancelado como projeto de Extensão da UFC, agora é ampliado e tem recursos assegurados para quatro anos. O principal objetivo do projeto é prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em quatro áreas de risco social em Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba e contribuir para melhorar o acesso aos Serviços Sociais de Saúde.

A ação também vai integrar a rede de proteção de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E ainda realizar diálogos com gestores públicos e parlamentares visando à implementação da metodologia preventiva no âmbito de políticas públicas.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.