A Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) recebeu na manhã de hoje a visita da professora Nadja Montenegro, coordenadora de extensão do Campus do Pici da Pró-Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A professora veio acompanhada do economista e diretor de extensão, Cesar Pontes e da graduanda em Jornalismo Maria Torres. Os três conversaram com alunos, instrutores e demais membros do MSMC para saber mais do andamento da escola, inaugurada em dezembro do ano passado.

O intuito da visita é acompanhar o cotidiano da escola, aulas oferecidas à comunidade e as conquistas. Além disso, ouvir as demandas relacionadas ao curso, que é qualificado como um projeto de extensão da UFC por meio do programa de extensão Gastronomia Social da Universidade.

Os visitantes, acolhidos por Elizeu Sousa, coordenador de Comunicação do MSMC, e Izaura Rolho, coordenadora da Bodega das Artes do MSMC, foram guiados pela professora Eveline de Alencar, coordenadora da Gastronomia Social e da EGA. Eles acompanharam a rotina dos alunos em uma aula teórica na Casa AME (Arte, Música e Espetáculo) sobre Chocolateria. A aula foi facilitada por um estudante do 4º semestre de Gastronomia, voluntário do programa.

Após uma reunião com Eveline sobre o histórico de atuação da Gastronomia Social, Nadja e os demais acompanharam as instalações da escola. Os visitantes destacaram a qualidade das instalações oferecida aos alunos, com capacidade para 20 pessoas.

A coordenadora da área de Pró-Reitoria da UFC avaliou como positivo o andamento do projeto: “A nossa intenção nessa visita é perceber como anda o projeto, se realmente é um projeto de extensão, se atinge a comunidade e qual a sua relevância para eles. Então aqui deu para gente perceber muito bem esse belíssimo trabalho da professora Eveline sua equipe”.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.