Crianças do Projeto Sim à Vida, do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) da comunidade do Marrocos, participaram de uma ação do McDonalds do Maracanaú de combate ao câncer infanto-juvenil no Ceará, nesse sábado, 26 de agosto.

Ao todo, 20 crianças receberam lanches da loja de fast food. Elas foram acompanhadas pela educadora Tiana Gomes e pela diretora executiva do MSMC, Natália Martins. A ação do McDonalds de prevenção ao câncer infanto-juvenil foi em apoio à Associação Peter Pan, que acolhe crianças e adolescente em tratamento de câncer.

O Projeto Sim á Vida

O “Sim à Vida” é um projeto desenvolvido desde 1998 conceituado, inicialmente, como projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, e depois ampliado com financiamento pela CBM e União Europeia de 2015 a 2019. Integra os demais projetos do Movimento Bom Jardim.
O principal objetivo do projeto é prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em três áreas de risco social em Fortaleza: Bom Jardim, Marrocos e Siqueira, e já atendeu crianças e adolescentes de Maracanaú e Pacatuba.

O Projeto Sim à Vida acolhe crianças e adolescentes de famílias vulnerabilizadas pela extrema pobreza, realiza atividades socioterapêuticas, artísticas, musicais, teatrais, esportivas e inclusivas. O intuito é proporcionar a alegria de viver com otimismo e esperança no futuro.

Desenvolve uma consciência de cidadania corresponsável. Articula escolas e a rede de saúde e assistência social. As atividades fortalecem a autoestima e despertam o potencial criativo das crianças, ativando as múltiplas inteligências.

A ação também visa integrar a rede de proteção de defesa dos direitos das crianças e adolescentes, além de realizar diálogos com gestores públicos e parlamentares visando à implementação da metodologia preventiva no âmbito de políticas públicas.

O projeto acompanha os familiares das crianças acolhidas e favorece o equilíbrio biopsicossocioespiritual de cada participante. Também trabalha a profissionalização de pais e mães e estimula vínculos familiares e comunitários.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.