A manhã desse sábado, 17 de outubro, foi de muito lazer, arte, música e, acima de tudo, vida, no Sítio Wopila, em Maracanaú, com as crianças dos quatro núcleos do Projeto Sim à Vida, do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC). O Sim à Vida é realizado em parceria com a CBM e co-financiamento da União Europeia.

Foi muita diversão, como, por exemplo, distribuição de pipoca e algodão doce. Pular nas camas elásticas, praticar voleibol, ouvir contação de histórias, receber massagens relaxantes e terapêuticas, jogar totó, brincar no túnel e, além disso, colher frutas no pomar… tudo isso fez a Abordagem Sistêmica Comunitária da comemoração do Dia das Crianças.

Todo mundo envolvido

O Alan Lima conduziu a coreografia, a Cláudia Rodrigues, a Juliette Karlene e a Tiana Gomes foram apresentadoras de palco. Ana Marques e Ana Cristina, massoterapeutas. Ana Virgínia coloriu os rostinhos das crianças. A Balbina Lucas cuidou da logística e a Eliene Sousa, a Valdira Pitaguary e a Graça Araújo prepararam os lanches. Já Natália Tatanka e José Santana, por exemplo, contribuíram com a organização. Nadya Pitaguary e Darlildo Lima também acompanharam as ações. Elizeu de Sousa fez a cobertura fotográfica.

Outros voluntários e amigos, por exemplo, se fizeram presente e fortaleceram o grande mutirão da alegria e da vida saudável, prestigiando as crianças e adolescentes de Monguba, Horto, Siqueira e Marrocos.

Sobre o Projeto Sim à Vida

O Projeto Sim à Vida é co-financiado pela União Europeia e CBM da Alemanha. São atendidas diretamente 450 crianças em localidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, além de centenas de familiares. As crianças têm sua autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional.

O “Sim à Vida” já é desenvolvido desde 1999 pelo MSMC, chancelado como projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará, agora é ampliado e tem recursos assegurados para quatro anos. O principal objetivo do projeto é, acima de tudo, prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em quatro áreas de risco social em Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, além de contribuir para melhorar o acesso aos serviços sociais de saúde.

A ação também vai integrar a rede de proteção de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E, além disso, realizar diálogos com gestores públicos e parlamentares. Esses diálogos, visam, sobretudo, à implementação da metodologia preventiva no âmbito de políticas públicas.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.