A receita da Lasanha Mamma Mia, de Clemenza Martini, mãe do padre Rino Bonvini, está descrita no livro de receitas “Gastronomia de Rua”. O livro será lançado nesta quinta-feira, dia 28 de junho, às 15h, na Materioteca do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici.

O livro é resultado do Curso de Gastronomia de Rua. O curso foi realizado na Escola de Gastronomia Autossustentável do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC). Uma parceria com o Programa de Extensão Gastronomia Social da UFC e o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ).

As ilustrações são do Laboratório de Fotografia, realizado pelo CCBJ, no Grande Bom Jardim.

“A gastronomia de rua de Fortaleza expressa os costumes e hábitos alimentares da sua população, caracterizada pelas preparações típicas e outras que foram inseridas no seu dia a dia”, lembram os organizadores da publicação.

A gastronomia nesse aspecto retratado no livro tem seus produtos vendidos em ruas, praças e praias, ou em áreas particulares. Como exemplo temos estacionamentos com seus food-truck’s ou food-parks. Há ainda as food-bikes, dentre outras modalidades de negócios gastronômicos da cidade.

São pontos de venda de bolos, tapiocas, cuscuz, pastel, sanduiches, churrasquinhos e salgados. Também são vendidos “pratinhos” de arroz ou baião, vatapá, creme de frango, paçoca, salada cozida, carne trinchada e outros. Ou ainda cachorro quente, churros, caldos, cocada e sobremesas geladas, como mousses.

Neste livro de receitas, os organizadores reuniram as principais comidas vendidas no comércio de rua com uma pitada de conteúdo histórico. Entre elas, a novidade lançada no Bom Jardim para toda Fortaleza, a lasanha Mamma Mia. A receita produzida na EGA tem como objetivo gerar renda na perspectiva da sustentabilidade do projeto no Bom Jardim. Dessa forma, mais pessoas poderão participar dos cursos oferecidos pela Escola.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.