As crianças do projeto Sim à Vida do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) fizeram a abertura do ato de lançamento da cartilha de Direitos Humanos, no auditório da Justiça Federal, no Centro de Fortaleza, nessa terça-feira, 10/12/2013. A cartilha foi elaborada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, que é presidida pelo vereador João Alfredo.

Durante o evento, foram homenageadas iniciativas promotoras de direitos humanos, em seguida, diversas organizações e movimentos sociais seguiram em caminhada até a Praça do Ferreira.

Participaram das atividades a coordenadora do projeto Sim à Vida, Dóris Linhares, a educadora Geo, o coordenador do Centro de Aprendizagem do Bom Jardim, Benício Pitaguary, e a colaboradora voluntária do MSMC, Natasha Baker.

No dia 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamava a Declaração Universal dos Direitos Humanos, desde então, este dia passou a ser reconhecido como o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Organizações parceiras do MSMC como a Cáritas Regional do Ceará, o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, e representantes dos índios Pitaguary, Tapeba, Anacé e Potiguara também estiveram presentes ao evento e à manifestação pelas ruas do centro de Fortaleza.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.