Gestores do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) participaram da entrega da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) da Regional V da prefeitura de Fortaleza. O novo prédio está localizado na rua Antônio Nery, s/n, no bairro Granja Portugal.

O MSMC esteve representado pelo padre Rino Bonvini, presidente da instituição, além de Natália Martins, coordenadora geral do Movimento. O evento de inauguração contou, também, com a presença da secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, da coordenadora de Políticas Sobre Drogas do município, Juliana Sena, e da coordenadora de saúde da Regional V, Rosélia Mesquita.

O CAPS AD, antes instalado em outro endereço, é um equipamento que acolhe pessoas com problemas de dependência ao álcool e outras drogas. As novas instalações proporcionam melhor acolhida para as pessoas da Regional que precisam do serviço.

Segundo a Política Nacional de Saúde Mental, do Governo Federal, o acolhimento dessas pessoas e seus familiares é uma estratégia de atenção fundamental para a identificação das necessidades assistenciais, alívio do sofrimento e planejamento de intervenções medicamentosas e terapêuticas, se e quando necessárias, conforme cada caso.

O que é a Política Nacional de Saúde Mental

A Política Nacional de Saúde Mental é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Saúde, que compreende as estratégias e diretrizes adotadas pelo país para organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental.

Ela abrange a atenção a pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo etc, e pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.